Como criar uma senha forte

Confira algumas dicas para criar uma senha forte e manter sua conta em segurança:

Use uma senha exclusiva para cada uma das suas contas importantes

Use senhas diferentes em suas contas importantes, por exemplo, contas de e-mail e banco on-line. Reutilizar senhas pode ser algo perigoso. Se alguém descobrir a senha de uma das suas contas, essa pessoa poderá ter acesso às suas informações pessoais ou outros serviços on-line, como compras ou contas bancárias.

Sempre troque a senha padrão

Em alguns serviços, quando o seu cadastro é criado, é comum lhe fornecerem uma senha padrão. SEMPRE troque a senha padrão, pois ela pode ser a mesma senha para vários usuários.

Use uma senha com combinação de letras, números e símbolos

O uso de números, símbolos e uma mistura de letras maiúsculas e minúsculas faz com que seja mais difícil descobrir sua senha. Por exemplo, é mais difícil descobrir uma senha de oito caracteres contendo números, símbolos e letras maiúsculas e minúsculas porque tem 30.000 vezes mais combinações possíveis do que uma senha de oito caracteres contendo apenas letras minúsculas.

Não use informações pessoais ou palavras comuns como senha

Crie uma senha exclusiva que não tenha relação com informações pessoais e use uma combinação de letras, números e símbolos. Por exemplo, use uma palavra ou frase aleatória e insira letras e números no começo, no meio e no final para torná-la ainda mais difícil de adivinhar (por exemplo, “[email protected]”). Não use palavras simples ou frases como “senha” ou “entrar”, padrões de teclado como “qwerty” ou “qazwsx”, ou padrões sequenciais como “123” ou “abc”.

Mantenha suas senhas em segurança

Não deixe suas listas de senhas anotadas no computador ou na sua mesa, onde as pessoas podem facilmente roubá-las e usá-las para comprometer suas contas. Se optar por salvar senhas em um arquivo no computador, crie um nome para o arquivo que não o identifique como tal. Se tiver dificuldade para lembrar várias senhas, use um gerenciador de senhas confiável. Verifique os comentários e reputações desses serviços de gerenciamento de senhas.

Calculando a força da senha

O sistema verifica a senha informada e, baseado em algumas regras, define uma nota para a mesma. Para que a senha seja considerada pelo menos “boa”, ela precisa das seguintes características:

  • Mínimo de 6 caracteres;
  • Não conter palavras comuns (saude, sucesso, teste, mudar, senha, entre outras);
  • Conter pelo menos uma letra maiúscula, um número, e um símbolo (qualquer caractere diferente de números e letras – @, *, # etc);
178 75